top of page

O que é CELPCYRO

O CENTRO DE ESTUDOS DE LITERATURA E PSICANÁLISE CYRO MARTINS
é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1997.

image.png

- Trabalha sobre e com a obra do escritor e médico psicanalista gaúcho Cyro Martins, sob o ponto de vista memorial e prospectivo, procedendo a reedição de seus livros e atualização de sua fortuna crítica;

- Promove estudos e eventos ligados à literatura e à psicanálise, sua inter-relação, interação com artes em geral e ciências do conhecimento;

- Encaminha a organização e guarda do acervo do autor para a PUCRS de Porto Alegre que o acolhe no Delfos - Espaço de Documentação e Memória CUltural - para disponibilizá-lo à pesquisa;

- Desenvolve desde 2000 projetos de pesquisa e realiza eventos multidisciplinares sobre fronteiras culturais e cultura fronteiriça; publica livros a respeito;

- Divulga informações e realiza eventos sobre Saúde Mental e suas relações bio-psico-sociais;

- Promove cursos e oficinas de sensibilização para leitura da obra de Cyro Martins, bem como de expressões estéticas em geral, com ênfase nas relações entre linguagem verbal e linguagem visual.

O CELPCYRO foi criado em 1997 por Maria Helena Martins, filha de Cyro Martins, Diretora-Presidente da instituição até dezembro de 2011. Desde 1998, todas as realizações do Centro são registradas no site www.celpcyro.org.br, que integra textos ficcionais e ensaios de Cyro Martins e material científico e de crítica literária relacionadoo com sua obra, bem como textos sobre manifestações em diferentes linguagens, fronteiras culturas e de linguagens, eventos, projetos,destacando-se a Revista Eletrônica CELPCYRO ( ISSN n. 2177-6598).

As atividades regulares e produtos culturais delas resultantes, desde sua fundação, levaram o CELPCYRO, em 2004, a receber a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Proc. MJ no. 08026.013493/2004-01). Trata-se de qualificação para instituições sem fins lucrativos que tenham como uma de suas finalidades, entre outras, a promoção da cultura, instituída pela Lei 9.790, de março de 1999. O título é concedido pelo Ministério da Justiça após análise de documentação da entidade e permite benefícios fiscais a pessoas jurídicas que lhe façam doações.

Em 2008, com mais de 10 anos de atividades ininterruptas, o CELPCYRO conquistou o Prêmio FATO LITERÁRIO, uma iniciativa do Grupo RBS, Banrisul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através de votação de Juri Oficial composto por intelectuais. Consagra-se, assim, a seriedade e consistência da instituição e também aumenta sua responsabilidade em continuar atuando e ampliar seu âmbito de ação, em prol de seus objetivos. Sempre tendo como norteadora a trajetória profissional e a obra de Cyro Martins, especialmente porque, como ele, consideramos que nós, estudiosos, como agentes do futuro, temos deveres e privilégios. Estes são prerrogativas de quem chega na frente. Os deveres se referem ao destino coletivo. O destino não se enfrenta de olhos fechados, submissos à fatalidade da tragédia grega. Cabe-nos nesta encruzilhada da conjuntura mundial, enfrentar a esfinge com um sistema objetivo de pensamento e ação, para que possamos planejar o futuro previsível. A primeira medida deverá consistir na renúncia das palavras pretensiosas que conduzem ao pseudoconhecimento conceitualizado, forma neutralizadora do contato direto com a realidade.

Cyro Martins, O mundo em que vivemos (excerto). IN: O mundo em que vivemos. Ensaios. Porto Alegre, Movimento, 1998, p.120. (1a.ed.1983).

PATRONO CYRO MARTINS

image.png

A longa e profícua atuação profissional de Cyro dos Santos Martins (1908-1995), sua ficção e ensaística enfatizam o que ele considerava "humanismo psicanalítico", contribuindo significativamente para o meio cultural e científico sul-rio-grandense, expandindo-se para o Brasil e América do Sul. Sua obra suscita questões fundamentais para o pleno desenvolvimento da comunidade sulina e para o contexto brasileiro em geral, ao mesmo tempo em que motiva o fortalecimento dos laços com os países do Prata. Esses aspectos são norteadores do CELPCYRO, criado por sua filha, Maria Helena Martins, reunindo familiares, amigos, colegas, admiradores, em Porto Alegre.

image.png

FUNDADORES DO CELP CYRO MARTINS

Abrão Slavutzky, Antônio Hohlfeldt, Apolinário Krebes Cardoso, Carlos Gari Faria, Carlos Jorge Appel, Cláudio Meneghello Martins, David Eizerick, Décio Freitas, Diego Mariante Cardoso, Donaldo Schüler, Guacira Lopes Louro, Iara Marques da Silveira, Ilsa Joanna Antonieta Brans, José Blaya Perez Filho, Léa Masina, Luiz Alberto Fagundes, Luiz Antônio de Assis Brasil, Luiz Carlos de Almeida Meneghini, Luiz Carlos Mabilde, Maria da Graça Krieger, Maria do Horto Soares Motta, Maria Helena Martins, Mauro Gus, Moacyr Scliar, Moreima da Rosa Ferreira, Oly Lobato, Sérgio Paulo Annes, Theobaldo Thomaz, Waldomiro Manfrói, Zaira Meneghello Martins.

Cerimônia de Fundaçãodo CELPCYRO no Solar dos Câmara, em Porto Alegre, 26 de novembro de 1997.

Aos Amigos e Colaboradores do CELPCYRO, aos Profissionais e Estudantes da Área de Saúde Mental

Com muita satisfação comunico que assumi a Presidência do CELPCYRO., que pretendo honrar com a disposição de trabalho e a alegria pela vida características de meu pai, Cyro Martins. E é com empenho especial que preparo o primeiro evento de minha gestão, a IX Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental. O tema central será o avanço no conhecimento das neurociências em sua aplicação clínica. O escopo da neurociência tem sido ampliado para incluir diferentes abordagens para estudar os aspectos moleculares, celulares estruturais, funcionais, evolutivos e do neurodesenvolvimento do sistema nervoso; a cibernética participando como estudo da comunicação e controle no animal e na máquina com resultados fecundos para ambas as áreas do conhecimento. Avanços teóricos recentes na neurociência têm sido auxiliados pelo estudo das redes neurais.

Em nossas Jornadas, procuramos enfatizar a investigação, através da pesquisa e da observação dos fenômenos comportamentais e cognitivos, em busca de respostas para integrarmos maior abrangência da epigenética em prol de uma "verdade científica" que nos auxilie no tratamento das diversas psicopatologias.

A Jornada CELPCYRO deste ano traz convidados com diversificados perfis científicos (pesquisadores, clínicos, psicoterapeutas), com intuito de propiciar um ambiente de troca de conhecimentos que venham a beneficiar cada vez mais nossos pacientes.

Esperamos continuar contando com o apoio e a participação nas atividades e projetos do CELPCYRO de quem nos acompanhou até agora e

queremos conquistar novos participantes. Uma excelente oportunidade será a sua presença, para compartilhar mais esta Jornada, na

expectativa de que o trabalho realizado nela se multiplique.

Atenciosamente,

Cláudio Meneghello Martins
Coordenador da IX Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental
Presidente do CELPCYRO

EQUIPE do CELPCYRO de 1997 até dezembro de 2011

Maria Helena Martins - Diretora-Presidente - Professora aposentada da UFRGS, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP).

Cláudio Meneghello Martins - Coordenador de Saúde Mental - Médico Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela University of London.

Fernando Lejderman - Coordenador de Humanismo Médico - Médico Psiquiatra (UFRGS), Presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (2008/2009)

Aymara Celia - Assessora da Direção - Antropóloga pela UFRGS, Professora Especialista em Antropologia Social, disciplina que lecionou na UFRGS.

Gabriela Detoffol - Assessora de Comunicação - Graduada em Comunicação Social - Habilitação: Relações Públicas (UFRGS).

Amanda Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada em Letras (UFRGS).

EQUIPE do CELPCYRO formada em 18 de janeiro de 2012

Cláudio Meneghello Martins - Presidente do CELPCYRO e Diretor da Área de Saúde Mental - Médico Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres, Secretário da Região Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Maria Helena Martins - Presidente Honorária e Diretora da Área de Cultura, Humanidades e Lilteratura - Professora aposentada da UFRGS, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP)

Madeleine Scop - Coordenadora do setor de Humanismo Médico - Médica Psiquiatra pela UFRGS, Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS

Gabriela Detoffol - Assessora de Comunicação - Graduada em Comunicação Social - Habilitação: Relações Públicas (UFRGS).

Amanda Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada em Letras (UFRGS).

ANIVERSÁRIOS BEM VIVIDOS

Nesta data, 05 de agosto, há 104 anos nasceu Cyro Martins, no município de Quaraí, na fronteira do RS com o Uruguai. Levaria vida afora seu gosto pelo rincão natal e por sua gente, ainda que em sua trajetória rodasse o mundo da geografia e dos labirintos da alma humana. E nos deixou um legado a curtir e a preservar, pois sua obra contém entretenimento e sabedoria para muitas gerações. Por isso é um bom momento para relembrar palavras que ele dirigiu a seus amigos que o homenagearam quando comemoravam seus 84 anos:


.... sempre gostei de estradas, até das aéreas. Não teria sido em vão que nasci e passei a infância na beira duma estrada real, por onde circulava o mundo pequeno e o mundo grande. O pequeno era o da vizinhança, sem mistério. O grande, o dos viajantes, cujo destino, a perder de vista, tanto me intrigava. Esses dois mundos balançaram, durante anos, o pêndulo da minha fantasia de criança entre o real e o irreal. E foi assim que, povoada de sombras e clarões, muito cedo a minha imaginação começou a galopar na esteira das impressões cotidianas. E inda bem que o menino, de imaginação atuante, pôde juntar os efeitos desses estímulos visuais e auditivos e os materializar em rodeios de brinquedo. Mas logo ali, na adolescência, acomodei os recuerdos na pauta novelística. Estou entre amigos. Que maravilha ter amigos aos 84 anos de idade! Mas não estranho o fenômeno. Sempre tive amigos. Com eles aprendi mais do que nos colégios e na Faculdade. Os meus amigos foram e continuam sendo a minha escola de humanidade, eles me ajudaram a representar meu papel no palco da vida. Nas horas amargas, foi sempre uma mão amiga que me trouxe à tona, que me fez voltar "ao claro sol amigo dos heróis", cuja luminosidade anula o feitiço das bruxas e revigora o coração dos homens no regaço do amor.(CM) - Leia texto completo


Essa luminosidade, sem dúvida, inspirou e tem guiado os caminhos do CELPCYRO, cujas realizações estão, passo a passo, registradas neste site: pesquisas, eventos, projetos, seu desenvolvimento e desdobramentos, publicações, interação com outras áreas do conhecimento e outras artes, seus estudiosos e criadores. Contando com os amigos nos bons momentos e para enfrentar desafios.

Maria Helena Martins

Porto Alegre, 05 de agosto de 2012.

.......
Penso que, nesses quinze anos, terá sido essa sua missão, a missão que lhe deram Maria Helena e seus colaboradores, como Cláudio, Léa Masina e tantos e tantos outros. E que tem seguido, nesse trajeto, de certo árduo, mas generoso, os rumos inspirados pelas ideias de seu pai: fazer-nos refletir, fazer-nos usar nossas mentes na observação e na fantasia e, sobretudo, fazer-nos sentir com clareza nossos sentimentos, condição imprescindível para a existência da solidariedade do humanismo – e, portanto, da sobrevivência da humanidade.
Rio, 31 de julho de 2012.

Roberto Bittencourt Martins - Leia texto completo

.......
Com o convívio com a Maria Helena veio o convívio com tanta gente inteligente que frequenta o CELPCYRO, com suas palavras que chamam à pertinência cultural, em todas as frentes, formas e estilos em que o Centro atua, da psicanálise à literatura, da crônica, da poesia, do conto, do ensaio, da crítica à sátira e à ironia. Fico realmente grato ao CELPCYRO e ao velho amigo Cyro – em que pagos ele hoje bordeje – pela oportunidade dessa aventura. Gracias.
Berlim, 03 de agosto de 2012.

Flávio Wolf de Aguiar

- Leia texto completo

Conheça a Programação e os Palestrantes do evento comemorativo

cabeçalho 15 anos

Porto Alegre, 11 de agosto de 2012

bottom of page