top of page
Logo CBP 2021.jpg
WhatsApp Image 2024-05-13 at 09.58.22.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-13 at 09.59.18.jpeg

Em 2017, num movimento de audácia institucional, resolvemos nos preparar para concorrer à eleição para sediar o CBP em Porto Alegre. Nosso maior desafio foi o de preencher todos os critérios técnicos exigidos pela nossa instituição maior,  a ABP. Solicitamos e contamos com o apoio de muitos colegas, do Convention Bureau de Porto Alegre, da ELO Eventos, da própria FIERGS e da estrutura da secretaria do CCYM. A previsão inicial de nosso CBP era para outubro de 2020, mas como todos sabem, fomos atropelados pela pandemia da Covid-19 e todas as suas consequências de protocolos sanitários o que impediram a realização de nosso congresso. Depois de tantas expectativas favoráveis, desde o número recorde de inscrições pré-congresso alcançadas no CBP do Rio de Janeiro em 2019, até a animação dos colegas em fazer novamente um CBP em Porto Alegre (o último ocorrido foi em 2007), tivemos que lidar com a frustração de não ser possível realizá-lo na data planejada. Muitas incertezas foram vivenciadas quanto à possibilidade de se concretizar nosso desejo do CBP acontecer aqui em nossa cidade.  Esse período de mais de ano foi extremamente desafiador, até avançarmos para o momento atual. As mudanças dos protocolos sanitários, em virtude de um aumento progressivo da vacinação e da queda das taxas de contaminação e óbitos de nossa população, viabilizaram estarmos todos aqui para a realização presencial deste CBP.

Fizemos história, por sermos o primeiro congresso médico presencial na era Covid-19. Mas foram necessárias muitas negociações, com o setor público e privado, para viabilizarmos nosso evento.

O conhecimento científico necessita de fóruns apropriados para ser sedimentado entre os pares e para se expandir na sociedade como um todo. O CBP presencial tem um histórico de 38 edições, credenciando-se como o segundo maior congresso da especialidade no mundo. A psiquiatria brasileira vem dando saltos de qualidade científica e nesse contexto, o RS colabora muito pelo elevado número de médicos que optam em buscar sua formação em psiquiatria aqui em nosso meio. O que aumenta a nossa responsabilidade em mantermos a excelência de formação nos diversos Programas de Residência Médica e Programas de Formação em Psiquiatria que temos em nosso estado e no Brasil. 

Para mim, especialmente, este é um momento de extrema gratificação. Estar aqui como vice-presidente da ABP e presidente de uma federada que tem como patrono meu pai, recepcionando o CBP, me enche de orgulho e satisfação. Agradeço  a diretoria do CCYM: Euclides Gomes, Sergio Cutin, Graziela Vargas, Alcina Barros, Regina Margis e Jeronimo Mendes Ribeiro, pelo trabalho voluntário e contínuo em prol do desenvolvimento do CCYM, propiciando estarmos hoje nesta posição de destaque.

A todos, o meu muito obrigado!

Porto Alegre, 06 de outubro de 2021.

Dr. Cláudio Meneghello Martins

Presidente do CCYM

Vice-Presidente da ABP

bottom of page