11/06/2015 - A PSICOEDUCAÇÃO

A Psicoeducação é uma estratégia psicossocial de grande importância por possibilitar um processo de conhecimento e conscientização da doença do qual o paciente está acometido, aumentar a aderência ao tratamento, orientar os familiares sobre o transtorno, desenvolver melhoria nos relacionamentos interpessoais e tornar o paciente um ativo cooperador de seu tratamento, gerando autonomia. A Psicoeducação tem indicação precisa nos transtornos mentais que comprometem a qualidade de vida e trazem implicações familiares e ao meio social. Essa informação sobre o transtorno mental e de comportamento é baseado em evidências científicas.

Em algumas condições clínicas o paciente tende a apresentar uma negação da sua doença e, portanto uma grande dificuldade de aderência ao tratamento por não acreditar ser doente. A psicoeducação pode auxiliar o paciente na compreensão de sua doença, no entendimento da necessidade de tratamento psicoterápico, terapia medicamentosa ou ambos e, desta forma, ajuda na conscientização e consequente adesão ao tratamento necessário.

Estudos comprovam que a participação de familiares e amigos destes pacientes na estratégia da Psicoeducação são considerados fatores facilitadores da tomada das medicações prescritas pelo seu médico e ajudam a sinalização das recaídas.
 

(Dr. Carlos Alberto Sampaio Martins de Barros - Médico Psiquiatra - CREMERS 14911- Professor dos Cursos de Medicina e Psicologia da ULBRA - Canoas. Diretor de Ensino do Curso de Especialização em Psiquiatria do Centro de Estudos Cyro Martins – CCYM).

 

 

  

Links Úteis